ERA DA INFORMAÇÃO, INTERNET E PENSAMENTO CRÍTICO - É POSSÍVEL COMBINÁ-LOS?

O desafio de se desenvolver o pensamento crítico na web mediante tantas informações vindas de tantos 'especialistas'.


Em uma sociedade considerada informatizada, tecnológica, onde a velocidade com que se recebem as notícias, a qual pode ser quase considerada a velocidade da luz. Onde as crianças são vistas como mini adultos, e por algumas pessoas, até gênios, simplesmente pelo fato de dominarem os recursos tecnológicos a que têm acesso.

Em uma sociedade onde há ‘tsunamis’ e mais ‘tsunamis’ de informações, nas mais diversas áreas, como no mundo corporativo, de grandes empresas, por exemplo, na área da saúde, ou mesmo educacional e tantas outras que fazem parte do nosso cotidiano.

Em uma sociedade do século XXI, por muitos considerado o século do empreendedorismo e das oportunidades para as novas gerações, já que o cenário é totalmente globalizado, sem limitações de fronteiras ou até mesmo de linguagens.

Surgem muitos questionamentos, e alguns deles insistem em não calar. Como, por exemplo, qual deveria ser a postura daqueles cidadãos considerados e denominados de especialistas, ou até mesmo, educadores, e por que não, ‘influenciadores’ de seus aprendizes ou ‘seguidores’, ou seja, aqueles que estão sob sua condução, sob seus cuidados, principalmente quando estão inseridos na instituição escola?

E ainda, qual deveria ser a postura daquele que está sob a condução do especialista, ou seja, do que é considerado aprendiz?

Mas afinal, quem é aquele que educa, que mostra, que conduz? Qual o seu papel? Só o de conduzir? Será que ele não deveria também se colocar como aprendiz quando se diz ensinando?

É de fundamental importância que todas essas informações disponíveis sejam transformadas em conhecimento, ou seja, sejam observadas, analisadas e questionadas, de forma reflexiva, crítica, não apenas recebida, lida superficialmente, e muitas vezes, simplesmente, repassadas, com emissão de opiniões sem fundamentos minimamente razoáveis.

Um dos recursos que pode ser utilizado para que o pensamento crítico seja cada vez mais praticado e desenvolvido é a utilização dos blogs, principalmente nas instituições educacionais. Os professores devem conduzir, orientar sua utilização, porém, deixar que os alunos criem e desenvolvam seus conteúdos, para que possam atuar de forma colaborativa, crítica, construtiva, enfim, que realmente sejam autores do seu processo de ensino aprendizagem.

Conforme afirma Kuhn, 1991, citado por Valle, o pensamento crítico inicia-se com a capacidade de argumentar, uma habilidade simples, mas já difícil de ser percebida, e estende-se através de um longo caminho de exercício reflexivo.

Sendo assim, o papel do educador se torna cada vez mais imprescindível no sentido de orientar, de estimular, de estar presente mostrando as razões e necessidades de tais exercícios, como questionamentos constantes, de que os estudantes, e mesmo os professores, devem estar abertos a outros pontos de vistas e perspectivas diferentes, de que devem sempre testar hipóteses, para que seja possível realizar a articulação e consolidação de novas ideias. E a partir dos resultados alcançados, que se façam novas análises e questionamentos de todo o processo percorrido, para que sejam ampliados os recursos utilizados, para que sejam ampliadas as perspectivas consideradas no processo anterior, com o objetivo de se aperfeiçoar futuros projetos.

Quando tais análises e avaliações não são realizadas, ou não ocorrem de forma aprofundada, perde-se a oportunidade de um aprendizado mais significativo e profundo, e muito menos produtivo.

O que mais se faz necessário atualmente são estudantes e educadores que sejam pensadores críticos, que possam ter oportunidades de desenvolver suas habilidades, mesmo que individuais, mas de forma colaborativa. Que cada um, diferente e único em si, com seus pensamentos, habilidades e opiniões, possam contribuir para a construção de uma sociedade melhor e mais capacitada. A competitividade pode existir, porém, com o objetivo de aprimoramento e um melhor desenvolvimento de recursos que sejam melhor para a coletividade e sociedade como um todo, pois todos devem também estar cientes de suas responsabilidades sociais.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

CARDOSO, A. (2019). Século XXI: O século do empreendedorismo e oportunidades para as novas gerações. Disponível em: https://www.fundacaoulysses.org.br/rj/noticias/eculo-xxi-o-seculo-do-empreendedorismo-e-oportunidades-para-as-novas-geracoes-artigo-marco-2019/. Acesso em [18/01/2022]

SILVA, L. F. C. (2012). Tecnologias digitais e ensino: o uso pedagógico do blog para o ensino e aprendizagem de língua materna. Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wp-content/uploads/2014/07/volume_2_artigo_181.pdf. Acesso em [23/01/2022] 

VALLE, L. H. C. das Neves & ABRANCHES, S. (2010). Pensamento crítico na web: trajetórias da pesquisa escolar. Disponível em: http://www.nehte.com.br/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2010/Lucia-Helena-Cavalcanti-Valle.pdf. Acesso em [18/01/2022]

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