ERA DA INFORMAÇÃO, INTERNET E PENSAMENTO CRÍTICO - É POSSÍVEL COMBINÁ-LOS?
O desafio de se desenvolver o pensamento crítico na web mediante tantas informações vindas de tantos 'especialistas'.
Em uma sociedade considerada
informatizada, tecnológica, onde a velocidade com que se recebem as notícias, a
qual pode ser quase considerada a velocidade da luz. Onde as crianças são vistas
como mini adultos, e por algumas pessoas, até gênios, simplesmente pelo fato de dominarem
os recursos tecnológicos a que têm acesso.
Em uma sociedade onde há ‘tsunamis’ e mais
‘tsunamis’ de informações, nas mais diversas áreas, como no mundo corporativo,
de grandes empresas, por exemplo, na área da saúde, ou mesmo educacional e
tantas outras que fazem parte do nosso cotidiano.
Em uma sociedade do século XXI, por muitos
considerado o século do empreendedorismo e das oportunidades para as novas
gerações, já que o cenário é totalmente globalizado, sem limitações de fronteiras
ou até mesmo de linguagens.
Surgem muitos questionamentos, e alguns
deles insistem em não calar. Como, por exemplo, qual deveria ser a postura daqueles
cidadãos considerados e denominados de especialistas, ou até mesmo, educadores,
e por que não, ‘influenciadores’ de seus aprendizes ou ‘seguidores’, ou seja,
aqueles que estão sob sua condução, sob seus cuidados, principalmente quando estão
inseridos na instituição escola?
E ainda, qual deveria ser a postura
daquele que está sob a condução do especialista, ou seja, do que é considerado
aprendiz?
Mas afinal, quem é aquele que educa, que mostra,
que conduz? Qual o seu papel? Só o de conduzir? Será que ele não deveria também
se colocar como aprendiz quando se diz ensinando?
É de fundamental importância que todas
essas informações disponíveis sejam transformadas em conhecimento, ou seja,
sejam observadas, analisadas e questionadas, de forma reflexiva, crítica, não
apenas recebida, lida superficialmente, e muitas vezes, simplesmente,
repassadas, com emissão de opiniões sem fundamentos minimamente razoáveis.
Um dos recursos que pode ser utilizado
para que o pensamento crítico seja cada vez mais praticado e desenvolvido é a
utilização dos blogs, principalmente nas instituições educacionais. Os professores
devem conduzir, orientar sua utilização, porém, deixar que os alunos criem e
desenvolvam seus conteúdos, para que possam atuar de forma colaborativa,
crítica, construtiva, enfim, que realmente sejam autores do seu processo de
ensino aprendizagem.
Conforme afirma Kuhn, 1991, citado por
Valle, o pensamento crítico inicia-se com a capacidade de argumentar, uma
habilidade simples, mas já difícil de ser percebida, e estende-se através de um
longo caminho de exercício reflexivo.
Sendo assim, o papel do educador se torna cada
vez mais imprescindível no sentido de orientar, de estimular, de estar presente
mostrando as razões e necessidades de tais exercícios, como questionamentos constantes,
de que os estudantes, e mesmo os professores, devem estar abertos a outros
pontos de vistas e perspectivas diferentes, de que devem sempre testar hipóteses,
para que seja possível realizar a articulação e consolidação de novas ideias. E
a partir dos resultados alcançados, que se façam novas análises e questionamentos
de todo o processo percorrido, para que sejam ampliados os recursos utilizados,
para que sejam ampliadas as perspectivas consideradas no processo anterior, com
o objetivo de se aperfeiçoar futuros projetos.
Quando tais análises e avaliações não são
realizadas, ou não ocorrem de forma aprofundada, perde-se a oportunidade de um
aprendizado mais significativo e profundo, e muito menos produtivo.
O que mais se faz necessário atualmente
são estudantes e educadores que sejam pensadores críticos, que possam ter
oportunidades de desenvolver suas habilidades, mesmo que individuais, mas de
forma colaborativa. Que cada um, diferente e único em si, com seus pensamentos,
habilidades e opiniões, possam contribuir para a construção de uma sociedade
melhor e mais capacitada. A competitividade pode existir, porém, com o objetivo
de aprimoramento e um melhor desenvolvimento de recursos que sejam melhor para
a coletividade e sociedade como um todo, pois todos devem também estar cientes
de suas responsabilidades sociais.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
CARDOSO, A. (2019). Século XXI: O século do empreendedorismo e oportunidades para as novas gerações. Disponível em: https://www.fundacaoulysses.org.br/rj/noticias/eculo-xxi-o-seculo-do-empreendedorismo-e-oportunidades-para-as-novas-geracoes-artigo-marco-2019/. Acesso em [18/01/2022]
SILVA, L. F. C. (2012). Tecnologias digitais e ensino: o uso pedagógico do blog para o ensino e aprendizagem de língua materna. Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wp-content/uploads/2014/07/volume_2_artigo_181.pdf. Acesso em [23/01/2022]
VALLE,
L. H. C. das Neves & ABRANCHES, S. (2010). Pensamento crítico na web: trajetórias
da pesquisa escolar. Disponível em: http://www.nehte.com.br/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2010/Lucia-Helena-Cavalcanti-Valle.pdf.
Acesso em [18/01/2022]
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